Logo Nubea

 

Apresentação:

 

O Laboratório sobre Justiça, Diretos Básicos e Políticas Públicas, envolve pesquisadores voltados para a pesquisa de políticas públicas que promovam justiça social e ambiental e a efetiva implementação dos direitos básicos, referentes tanto aos seres humanos, como aos animais não humanos. Além de uma abordagem teórica dos temas propostos, que inclui seminários, grupos de estudo e oficinas temáticas.

O laboratório visa ainda a estabelecer um diálogo entre pesquisadores em bioética e ética aplicada e a sociedade, de forma a reforçar no contexto de sociedades atuais os ideais de uma concepção de justiça mais abrangente e a plena implementação dos direitos básicos.

 

Data de reunião: Toda 3ª segunda-feira do mês

 

Equipe:

 

Ana Luisa Mallet - Pesquisadora 

André O’Dwyer – Mestrando UFBA

Fernanda Gregório – Graduanda DGEI

Gabriela Bertti da Rocha Pinto - Professora NUBEA (Coordenação)

Mabel Viana Krieger – Doutoranda PPGBios

Márcia Rocha - Técnico Adm NUBEA

Letícia Gonçalves – Professora NUBEA

Lorena Oliveira – Graduanda Ciências Biológicas Micro/Imuno

Pedro Campos e Sá – Técnica Adm NUBEA

Thaline Fontenele – Doutoranda PPGF

Veronica Santana Queiroz - Professora NUBEA

 

Projetos e Atividades:

 

Atualmente há em andamento o grupo de estudos sobre Branquitude iniciado presencialmente no segundo semestre de 2019, agora de modo virtual desde agosto de 2020. A proposta conta com a leitura de obras completas e artigos relacionados ao tema branquitude, branquidade e suas intersecções.

Também a participação do laboratório no projeto de extensão Quartas do NUBEA, compondo e organizando as mesas debate.

E por fim, em andamento um projeto de pesquisa sobre a auto-organização das favelas durante a pandemia de COVID-19, que visa mapear os mecanismos criados pelas favelas no município do Rio de Janeiro para sua autoproteção diante da pandemia COVID-19.

E outros objetivos específicos, tais como mapear as favelas do munícipio, seu tamanho territorial, o tamanho de sua população e sua localização geográfica; identificar ações organizadas pelo Estado para as favelas; identificar ações organizadas a partir da favela para sua autoproteção; identificar as organizações sociais, sindicatos e entidades em geral envolvidas com o apoio a autoproteção da favela. No momento a pesquisa está na fase de entrevistas com as lideranças comunitárias das favelas.

 

 

sbb bioeticaAnis site     OLE EDULAICA       lilacs bvsaudeperiodicos capespub medscieloWhatsApp Image 2018 08 20 at 18.44.40   

     

UFRJ Nucleo de Bioetica e Etica Aplicada - CCS/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ