Logo Nubea

O Laboratório de Bioética Clínica tem por objetivo desenvolver estudos que busquem identificar e analisar as questões éticas relacionadas ao desenvolvimento do processo de tomada de decisão na saúde. Reúnem-se nesta linha projetos que têm em comum o desenvolvimento teórico da Bioética através da aplicação da Ética à área da Saúde, discutindo os aspectos éticos do cotidiano da assistência à saúde. São também pertinentes a esta linha o estudo do ensino da Bioética e suas repercussões sobre o desenvolvimento moral dos estudantes da área da saúde.

Equipe:

Alexandre da Silva Costa - Coordenação

Dalmir José Lopes Jr.

Edna Estelita Costa Freitas

Elaneide Antonio Antunes

João Andrade Leal Sales Jr.

Luciana Narciso

Maria da Conceição Lopes Buarque

Marisa Palacios

Oswaldo Jesus Rodrigues da Motta

Sergio Tavares de Almeida Rego

Suely Oliveira Marinho

Projetos e Atividades

Reuniões regulares toda terceira sexta-feira de cada mês às 103h, no NUBEA-UFRJ, Sala de Pesquisa.

Estudos sobre diversos temas da Bioética Clínica e planejamento de projetos de pesquisas e artigos relacionados ao campo.

Projetos/Atividades em curso:

1. Implantação e desenvolvimento de Comissões de Bioética Clínica na UFRJ
2. Exame dos conflitos morais da equipe de enfermagem sobre questionamentos do pai durante o cuidado ao recém-nato exposto ao HIV
3. Percepções, reflexões e critérios éticos da equipe de saúde de um Centro de Tratamento Intensivo sobre o óbito dos pacientes
4. Uma perspectiva de justiça mais inclusiva: aplicação do enfoque dos funcionamentos à saúde, à educação, à tecnologia e aos direitos de pessoas com deficiências (EDITAL PGPTA n 59/2014. Processo: 88887.091036/2014-01)
5. Avaliação de Comissões de Bioética Clínica
6. Estudo comparativo, em diversos países, sobre questões ético-jurídicas envolvendo o fim da vida.

Pesquisas

O processo de Consentimento Informado como indicador do respeito à autonomia dos pacientes cirúrgicos internados em um hospital universitário.
      Doutoranda: Maristela Freitas Silva
      Orientadores: Alexandre Costa e Marisa Palácios
Reflexão Ética sobre Patenteamento de célula tronco humanas à luz do principialismo e casuismo
       Vanessa Triches Pezente